Cirurgia ortognática

Nós da LV Odontologia entre os diversos serviços e tratamentos que oferecemos temos a cirurgia ortognática, que é uma técnica utilizada para corrigir alterações de crescimento dos maxilares, conhecidas como anomalias dentofaciais, as quais podem originar distúrbios da mordida, articulações e respiração, e também repercutir na estética facial. Trata-se, portanto, de um procedimento estético-funcional muito importante, capaz de restaurar a harmonia facial e a função mastigatória.

A cirurgia ortognática é indicada para vários tipos de anomalias ósseas, entre elas crescimentos deficientes a exagerados, em todos os sentidos. Para que a devida cirurgia possa ser realizada, várias avaliações são feitas para planejar a melhor forma de seguir com o tratamento. Em crianças, normalmente tenta-se corrigir o problema com o uso de aparelhos ortodônticos e ortopédicos que atuam também no crescimento ósseo. Porém, quando o portador da anomalia for adulto, o tratamento ortodôntico isolado não será suficiente para a correção, porque o processo de crescimento da face já terá se encerrado. Nesses casos,  a cirurgia ortognática será necessária para a correção completa do problema.

Problemas que podem causar:

Existem três problemas principais que podem afetar a qualidade de vida do paciente que não procura por um tratamento. Além das alterações estéticas, o portador das anomalias dentofaciais pode apresentar problemas funcionais e respiratórios. A articulações da mandíbula e a musculatura facial podem ser afetadas, causando dor e problemas de mastigação.

Como o processo é realizado?

Antes mesmo de o procedimento cirúrgico começar, nossos cirurgiões ortognáticos fazem um planejamento computadorizado por meio de um software que simula os locais operados, dando resultados e prevendo quais serão as complicações, por exemplo. Essa tecnologia permite que as cirurgias fiquem menos dolorosas, mais assertivas e que os pacientes possam ter melhores resultados.

Outro fato impressionante é que a cirurgia é tão milimetricamente precisa que não deixa nenhum tipo de cicatriz no rosto do paciente, já que a mesma é feita na parte interna da boca, maxila e mandíbula.